A obra reúne dois estudos realizados na França, sendo o relatório de uma pesquisa realizada sobre a questão da leitura. Reúne dois volumes denominados na edição brasileira de 'Parte 1', com 9 capítulos e 'Parte 2', com 6 capítulos.
Consideramos alguns aspectos importantes, que estão, de uma forma geral, implícitos na obra e que são esclarecidos na apresentação à edição brasileira: é um trabalho comprometido com a transformação da escola, foi realizado junto a alunos e professores de escolas públicas francesas, tem o intuito de auxiliar na superação do fracasso escolar; é uma teoria construída a partir de uma pesquisa-ação; é um trabalho interdisciplinar, contribui para mudanças na concepção de leitura e escrita; defende que a aprendizagem da leitura deve ser realizada em situações reais e que tenha função social concreta; apresenta o professor como especialista em linguagem, leitor em desenvolvimento, estimulador, observador e criador de situações ensino-aprendizagem; oferece estratégias ao professor; apresenta um novo olhar sobre a escola; defende uma revisão da organização da escola.
Dentro dos capítulos, os pontos que nos pareceram mais relevantes são:
A atitude daquele que aprende é determinante na construção de seu saber operatório. Quem aprende não está sozinho, mas interagindo com o meio ao seu redor, como por exemplo, a escola, que deve ser um ponto de apoio, local de experimentação, confronto e preparação para a vida social. Não deve ser apenas o adulto quem decide tudo, pelo contrário, este adulto educador deve permitir que a turma se organize, crie regras de vida e de funcionamento, seu tempo e outras coisas, lembrando que cada grupo passa por conflitos, choques, situações de alegria...
Ler não é decifrar, mas sim procurar um sentido, questionar diretamente algo escrito, a partir de uma expectativa ligada a uma necessidade/prazer.
Alguns objetivos da leitura no texto abordados são: responder a necessidade de viver com outros; comunicar-se com o exterior;para descobrir informações.
As crianças não precisam esperar o professor para questionar um texto. Elas o fazem a todo tempo quer seja na rua, nem suas brincadeiras ou mesno na escola, dedicam tempo para criar hipóteses. Porém, com freqüência, a escola reprimr as manifestações vindas dos alunos, o que dificulta o processo de aprendizagem.
No desenvolvimento deste trabalho criou-se um "cantinho de leitura”, que tem como objetivo, fazer com que as crianças estejam em contato com os livros, podendo manuseá-los. Deve ser confortável, isolado dos demais espaços da sala de aula, com exposição de contos, fábulas, romances. As atividades relativas a esse espaço podem ser a leitura de um livro para si sem um relato para o professo, uma mini-exposição em torno de um tema escolhido pelos próprios aluno, a retirada de livros que podem ser levados para casa.
Atividades variadas de transformação de mensagens orais em escritas, como o feitio dos quadros de refeitório, da programação da classe para a semana e as regras de vida em grupo, na aula e na escola.
A avaliação é considerada necessária como instrumento de recapitulação de algo que possa ter sido mal explicado.
Existem pais confiantes e desconfiados da escola. Os que confiam veem a escola como meio de promoção de seus filhos, orientando-os e estimulando-os em casa, ao fazerem suas leituras e ajudarem os filhos a decifrarem letras e depois, palavras, frases, textos....
A obra é de grande interesse para nós professores pois mescla teoria e prática de maneira a não privilegiar nem uma nem a outra mas sim de mostrar a importância de refletir e estudar enquanto atuamos, mostra a importância de colocarmos a aprendizagem dos nossos alunos como norte para nossa prática.
Márcia Regina Munhoz RA 055687
Priscila Duo de Oliveira RA 072110
Consideramos alguns aspectos importantes, que estão, de uma forma geral, implícitos na obra e que são esclarecidos na apresentação à edição brasileira: é um trabalho comprometido com a transformação da escola, foi realizado junto a alunos e professores de escolas públicas francesas, tem o intuito de auxiliar na superação do fracasso escolar; é uma teoria construída a partir de uma pesquisa-ação; é um trabalho interdisciplinar, contribui para mudanças na concepção de leitura e escrita; defende que a aprendizagem da leitura deve ser realizada em situações reais e que tenha função social concreta; apresenta o professor como especialista em linguagem, leitor em desenvolvimento, estimulador, observador e criador de situações ensino-aprendizagem; oferece estratégias ao professor; apresenta um novo olhar sobre a escola; defende uma revisão da organização da escola.
Dentro dos capítulos, os pontos que nos pareceram mais relevantes são:
A atitude daquele que aprende é determinante na construção de seu saber operatório. Quem aprende não está sozinho, mas interagindo com o meio ao seu redor, como por exemplo, a escola, que deve ser um ponto de apoio, local de experimentação, confronto e preparação para a vida social. Não deve ser apenas o adulto quem decide tudo, pelo contrário, este adulto educador deve permitir que a turma se organize, crie regras de vida e de funcionamento, seu tempo e outras coisas, lembrando que cada grupo passa por conflitos, choques, situações de alegria...
Ler não é decifrar, mas sim procurar um sentido, questionar diretamente algo escrito, a partir de uma expectativa ligada a uma necessidade/prazer.
Alguns objetivos da leitura no texto abordados são: responder a necessidade de viver com outros; comunicar-se com o exterior;para descobrir informações.
As crianças não precisam esperar o professor para questionar um texto. Elas o fazem a todo tempo quer seja na rua, nem suas brincadeiras ou mesno na escola, dedicam tempo para criar hipóteses. Porém, com freqüência, a escola reprimr as manifestações vindas dos alunos, o que dificulta o processo de aprendizagem.
No desenvolvimento deste trabalho criou-se um "cantinho de leitura”, que tem como objetivo, fazer com que as crianças estejam em contato com os livros, podendo manuseá-los. Deve ser confortável, isolado dos demais espaços da sala de aula, com exposição de contos, fábulas, romances. As atividades relativas a esse espaço podem ser a leitura de um livro para si sem um relato para o professo, uma mini-exposição em torno de um tema escolhido pelos próprios aluno, a retirada de livros que podem ser levados para casa.
Atividades variadas de transformação de mensagens orais em escritas, como o feitio dos quadros de refeitório, da programação da classe para a semana e as regras de vida em grupo, na aula e na escola.
A avaliação é considerada necessária como instrumento de recapitulação de algo que possa ter sido mal explicado.
Existem pais confiantes e desconfiados da escola. Os que confiam veem a escola como meio de promoção de seus filhos, orientando-os e estimulando-os em casa, ao fazerem suas leituras e ajudarem os filhos a decifrarem letras e depois, palavras, frases, textos....
A obra é de grande interesse para nós professores pois mescla teoria e prática de maneira a não privilegiar nem uma nem a outra mas sim de mostrar a importância de refletir e estudar enquanto atuamos, mostra a importância de colocarmos a aprendizagem dos nossos alunos como norte para nossa prática.
Márcia Regina Munhoz RA 055687
Priscila Duo de Oliveira RA 072110
obrigada por este artigo me ajudou bastante.
ResponderExcluirAdorei esse artigo! Obrigada, refletir sobre crianças e seus gostos melhora nossa prática de ensino.
ResponderExcluirInteressante obra!!
ResponderExcluirobrigada
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