O presente livro foi escrito para professores de alfabetização em exercício e para os que ingressaram nessa área. Buscando aproximar a pesquisa científica das práticas pedagógicas, este livro traz complementos baseados em pesquisas feitas nas escolas francesas que visam trazer para a sala de aula novas ferramentas para auxiliar os professores no processo de alfabetização de seus alunos.
As pesquisas foram feitas baseadas na realidade e nas necessidades dos cursos preparatórios da escola elementar - entre 6 e 7 anos; curso elementar 1 – primeira série - entre 7 e 8 anos; curso elementar 2 – segunda série – entre 8 e 9 anos e cursos médios 1 e 2 – entre 9 e 11 anos.
O livro traz durante sua tessitura complementos para a alfabetização que visam trazer significados para tal aprendizagem, buscando partir de elementos presentes na realidade do aluno, tais como: jornais, placas informativas presentes no bairro, na escola e na cidade, anúncios de televisão, visitas a livrarias, bancas de jornal, e bibliotecas.
O professor é incitado a trazer novos subsídios para a sala de aula, de forma a complementar os livros didáticos, levando seus alunos a utilizarem como ferramentas para o processo de alfabetização as informações presentes no seu cotidiano através das pesquisas de campo feitas ora em conjunto com a professora ora individualmente.
Além disso, o livro esquematiza quadros de atividades que auxiliam o professor na aplicação de tais complementos.
Recomendamos a leitura do livro para interessados na área da prática de alfabetização, não necessariamente professores. Apesar de ser uma experiência francesa, acreditamos que o Brasil tem a aprender muito com essas outras experiências de aprendizagem. Isto é, sem transposição literal da mesma. Longe de ser um manual, “Ler e Escrever – Entrando no Mundo da Escrita” é um livro instigante para a reelaborarão de novas formas de entender e agir no processo de alfabetização. Boa Leitura!
Helen Silva – 061385
Raquel Minako – 072210
As pesquisas foram feitas baseadas na realidade e nas necessidades dos cursos preparatórios da escola elementar - entre 6 e 7 anos; curso elementar 1 – primeira série - entre 7 e 8 anos; curso elementar 2 – segunda série – entre 8 e 9 anos e cursos médios 1 e 2 – entre 9 e 11 anos.
O livro traz durante sua tessitura complementos para a alfabetização que visam trazer significados para tal aprendizagem, buscando partir de elementos presentes na realidade do aluno, tais como: jornais, placas informativas presentes no bairro, na escola e na cidade, anúncios de televisão, visitas a livrarias, bancas de jornal, e bibliotecas.
O professor é incitado a trazer novos subsídios para a sala de aula, de forma a complementar os livros didáticos, levando seus alunos a utilizarem como ferramentas para o processo de alfabetização as informações presentes no seu cotidiano através das pesquisas de campo feitas ora em conjunto com a professora ora individualmente.
Além disso, o livro esquematiza quadros de atividades que auxiliam o professor na aplicação de tais complementos.
Recomendamos a leitura do livro para interessados na área da prática de alfabetização, não necessariamente professores. Apesar de ser uma experiência francesa, acreditamos que o Brasil tem a aprender muito com essas outras experiências de aprendizagem. Isto é, sem transposição literal da mesma. Longe de ser um manual, “Ler e Escrever – Entrando no Mundo da Escrita” é um livro instigante para a reelaborarão de novas formas de entender e agir no processo de alfabetização. Boa Leitura!
Helen Silva – 061385
Raquel Minako – 072210
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