terça-feira, 7 de julho de 2009

Psicogênese da Língua Escrita – Emilia Ferreiro e Ana Teberosky

A escolha deste livro teve influência da Alina, que me disse tratar-se de um clássico da alfabetização, no qual cada leitura permite uma nova reflexão. Resolvi seguir sua sugestão, pois como a bibliografia para Roda de Leitura era muito extensa, não sabia qual livro escolher, aliás, deixo como sugestão que para a próxima Roda, haja um resumo sobre os livros sugeridos, permitindo que os alunos possam optar pelo livro que mais seja de seu interesse.
A leitura anterior de sua obra “ Reflexões sobre a Alfabetização” também me incentivou a escolher este livro, pois a obra referida me estimulou muito a pensar a complexidade da alfabetização, tema que pretendo levar para meu trabalho de conclusão de curso.
Na minha opinião o livro segue a linha construtivista e aprofunda um pouco mais sobre os processos e as formas em que as crianças aprendem a leitura e a escrita, dando a elas papel de destaque nos processos e desmitificando a idéia de que são vazias e passivas, além disso, as autoras apresentam a situação educacional na América Latina por meio de dados da UNESCO.
Devo dizer que apesar de ser um livro de 1986, me pareceu bastante atual.
O livro “Psicogênese da Língua Escrita” tem estilo acadêmico e teórico, mas não é uma leitura difícil, apesar de não ser um livro voltado para a prática, ou seja um guia prático de alfabetização, eu me arrisco a afirmar que é imprescindível sua leitura, até mesmo por aqueles que pretendem atuar de forma concreta na área da alfabetização, pois ao entendermos como as crianças aprendem a ler, podemos pensar como ensiná-las.
O que mais me interessou durante a leitura do livro, foi o fato de que as autoras me propiciaram uma séria reflexão sobre a educação e a sociedade, sobre seus compromissos políticos, econômicos e sociais. Fizeram que eu retomasse questões acerca da cultura dominante, capital cultural, luta de classes, fracasso escolar, meritocracia…
Posso dizer que aconselho a todos esta leitura, pois tendo a concordar com a Alina e afirmar que é um livro importante para aqueles que se interessam pela alfabetização, é um livro complexo, algumas vezes assustador, pois mostra a realidade de uma forma perturbadora, mas também de leitura reflexiva e que instiga a pensarmos criticamente a educação, fazendo com que questionemos o status quo, no entanto, àqueles que se interessam por educação de jovens e adultos, senti que o livro não aborda este tema, até mesmo pelo fato de que não é este o objetivo das autoras.


Aluna: Natália Mitie Shiroma

Nenhum comentário:

Postar um comentário