terça-feira, 7 de julho de 2009

Fala Maria Favela. LEAL, Antônio.


O livro, Fala Maria Favela, é o relato de uma experiência sobre o processo de alfabetização desenvolvido por um professor , da rede pública, em uma escola na favela da Rocinha na cidade do Rio de Janeiro. A turma com o qual este professor vai trabalhar, é considerada uma turma “especial”, nela estão alunos que apesar de estarem a três anos na escola, ainda não foram alfabetizados. As dificuldades que surgem na sala de aula estão ligadas as contradições que fazem parte da vida das crianças moradoras da favela. O professor faz críticas a tendência de rotular as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. A proposta desenvolvida com esta turma foi sendo construída de acordo com as impressões e necessidades que o professor detectava na sala de aula; e todo o processo de alfabetização destes alunos possuía uma multiplicidade de idéias e ações.
Acredito que o livro é indispensável para todo educador, sobretudo para os que estão envolvidos com a alfabetização. Os conflitos que são apresentados no livro refletem a realidade de grande parte das escolas da rede pública de ensino brasileira, e quem pretende se inserir nesta realidade, precisa estar bem instrumentado, e este livro, que não tem a intenção de apresentar um método de alfabetização pronto, traz uma série de reflexões críticas que permitem ao educador pensar sua prática de ensino, reflexões de caráter educacional, político e social, entendo que todos estão interligados indiscutivelmente.
Damaris Guedes RA: 070520

8 comentários:

  1. Bom sou professora e acredito que devemos ensinar nossos alunos, com mais divertimento buscando a interação da turma para que se trabalhe no coletivo...

    ResponderExcluir
  2. Conheci o trabalho de Antônio Leal e achei apaixonante. Ele merece parabéns!
    Abraços,
    Denise Farias Mendes
    Orientadora Educacional

    ResponderExcluir
  3. Excelente a visão desse autor da realidade da educação brasileira, nas comunidades menos favorecidas da nação.

    ResponderExcluir
  4. Alguém tem o contato do autor Antônio Leal?

    ResponderExcluir
  5. Gostaria muito de poder baixar na íntegra o Livro Fala Maria Favela, pois assisti em São Paulo há muitos anos uma palestra com o autor; fiquei encantada pela sua experiência; comprei o livro e li várias vezes. Hoje estou residindo em Portugal, pois estou fazendo Pós-Doutorado em Ciências da Educação e orientando Dissertações de Mestrado. Eis que um orientando meu está escrvendo sobre a Música como meio facilitador da aprendizagem e como nunca mais esqueci desta experiência maravilhosa vivencianda nos anos 1980 em São Paulo, precisaria muito deste livro para contribuir e muito na escrita desta Dissertaçºao.

    ResponderExcluir
  6. Desculpe! Esqueci de colocar meu e-mail para contatos: marisagrello@gmail.com

    ResponderExcluir