segunda-feira, 6 de julho de 2009

Livro: “Guia Pratico do Alfabetizador” Autora Marlene Carvalho

A intenção deste breve texto é poder compartilhar com os futuros pedagogos e colegas de sala e com a professora Norma um pouco da minha perspectiva sobre o livro lido, bem como, incentivar àqueles que tenham interesse pelo tema a se aprofundarem lendo o livro na integra. O presente serve também como parte das atividades avaliativas da disciplina “Alfabetização e Letramento” sendo uma maneira interessante socialiá-las.

O livro, cuja leitura é muito clara e sucinta, está completo de atividades de fácil aplicação em sala e que podem ser aplicadas tanto para crianças como também para adultos. Como seu próprio titulo denomina é um guia prático para aqueles que alfabetizam.
Divide-se em duas partes, a primeira se dirige à formação do leitor e a segunda às diferentes metodologias de alfabetização. Está em sua 5ª edição e é um dos frutos do trabalho de pesquisadora de Marlene (UFRJ).

Primeiramente, a questão do letramento é colocada em pauta; a sociedade em que se vive principalmente a urbana está repleta de sinais gráficos atribuídos de significados, muitos dos quais são palavras cotidianas utilizadas em seu contexto. Dentro desta perspectiva, o letramento torna-se um importante meio de complemento ao processo de alfabetização escolar como letramento escolar.

Algumas práticas sugeridas são: a roda de leitura, em que cada um conta uma história e uma
copia da historia lida é dada a cada aluno integrante; a prática em lidar com textos dos mais variados tipos - jornal, cadernos, livros de receita, contos de fada, gibis, etc. - para diferenciação do tipo de leitura, bem como de suas diferentes necessidades; o trabalho com signos gráficos presentes em rótulos de material sucata que estão presentes no cotidiano do aluno e etc.
Nas páginas 18 e 19, e 30 – 33 tem idéias das mais variadas atividades e jogos que podem ser aplicados em sala.

Logo mais, na segunda parte, a autora distingue diferentes tipos de alfabetização e prioriza aquela em que é levado em conta o contexto objeto de leitura e que tenha um significado na vida do aluno. Assim, este estaria mais motivado a ler. Percebe-se certa critica a alfabetização baseada em pré-requisitos e certa afinidade com as idéias de Emilia Ferreiro. A alfabetização em frases também é incentivada a ser trabalhada por meio de um trabalho interativo e construído de maneira coletiva. As palavras também são incentivadas a serem aprendidas de maneira coletiva e de maneira contextualizada. Nas paginas 43-51 existem excelentes modelos de atividades que podem ser aplicadas em sala de aula.

Algo que chama a atenção ao leitor é o fato da importância dada à alfabetização de adultos, e uma sugestão que a autora da para trabalhar a leitura com pessoas mais experenciadas é trabalhar na roda de leitura livros de alta literatura e alguns até mais complexos como os de Clarice Lispector, pois apesar de alfabetizandas estas pessoas tem capacidade de compreensão da vida.

Esta leitura deveria ser obrigatória a todos os que se interessam em alfabetizar algum dia. Vem ao encontro daqueles estudantes de nosso curso de Pedagogia que, como eu, acreditam que falta mais literatura do fazer - prático do professor em sala de aula; já que umas das diversas habilitações que somos formados é para ser professor ou gerir uma escola que trabalhe com alfabetizadores.



Ana Laura B. de C. e Silva RA: 070108

3 comentários:

  1. Olá gostei do seu blog e gostaria de divulgar o meu:

    http://reflexoesdiariasdapraticaeducativa.blogspot.com/

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  2. Gosto deste blog. Muito interessante a partilha de obras e opininões relacionadas com a leitura.

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  3. Ameeeii esse resumo, me ajudou muito a compreender algumas coisas que quando li o livro eu meio que não dei a devida atenção.
    Dei uma olhada no blog e ele é muito bom. Parabéns!

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